Com a Marvel já tendo lançado filmes de seus principais super-heróis e a DC lançado diversos filmes de Batman e Superman (e o do Lanterna Verde, né), fica a pergunta: E a Mulher-Maravilha nessa história? Por que o filme da maior super-heroína da história nunca aconteceu? Alguns dizem que um filme seu seria inviável. Será? Vejamos...
A Mulher-Maravilha não é apenas a super-heroína mais popular do mundo, mas também um dos super-heróis dos quadrinhos de maior sucesso individualmente, estando muito a frente das outras super-heroínas. Ela tem seus próprios quadrinhos desde 1942 (um ano após sua estréia) e somando todos eles, ela chega a ter quase 700 edições lançadas! Sua maior série chegou a 329 edições, numeração que quadrinhos de super-heróis como Conan, The Flash e Lanterna Verde nunca chegaram. Segundo a Forbes, a Mulher-Maravilha tem vendido anualmente mais de 1 milhão de quadrinhos só nos EUA.
Há anos que a Warner tem falado em um filme da Mulher-Maravilha, mas nada saiu do papel, e com o filme da Liga da Justiça cada vez mais próximo (ou quase isso), o assunto tem voltado à pauta. Assim, vários blogs e sites começaram a postar sobre o assunto, com alguns deles dizendo que um filme da Mulher-Maravilha seria impossível de ser produzido. Mas claro, tiveram os que apoiaram o filme, dizendo que não seria fácil de se fazer, mas que poderia dar um ótimo filme sim.
OS MOTIVOS PARA O FILME AINDA NÃO TER SAÍDO:
1º MOTIVO: O DINHEIRO - Filmes de super-heróis são muito caros, podendo ultrapassar com certa facilidade um orçamento de 200 milhões, e a Warner (dona da DC Comics) não está disposta a apostar em super-heróis que possam repetir o fracasso do Lanterna Verde (que mau se pagou). Assim, estariam no mesmo barco não só a Mulher-Maravilha, mas também seus amigos The Flash e Aquaman, pois aos olhos da Warner, apenas Batman e Superman tem retorno garantido. Não é à toa que eles irão lançar um filme dos dois juntos antes de lançar um da Liga da Justiça.
2º MOTIVO: O MACHISMO - As produtoras partem do seguinte pressuposto: já que o público que consome filmes de super-heróis é predominantemente masculino, um filme de super-heroína não iria atrair tanto esse público, pois esse público seria presumidamente machista e iria banalizar o filme. E para fundamentar esse pensamento, as produtoras tiram como base os pavorosos filmes da Elektra e da Mulher-Gato, que fracassaram não por serem de super-heroínas, mas por serem péssimos mesmo.
3º MOTIVO: A COMPLEXIDADE DE SUAS HISTÓRIAS - As aventuras da Mulher-Maravilha são pura mitologia grega, onde ela está sempre em contato com deuses e transitando entre o mundo real e o fantástico. Fazer um filme seu que fosse fiel aos quadrinhos seria complicado demais e caro também. A Mulher-Maravilha é como se fosse uma versão feminina do Hércules vivendo nos dias de hoje numa cidade americana: ela é de uma ilha de amazonas que vivem como na antiguidade, derrota vários deuses por mês e vai e volta do inferno de Hades como quem vai à feira.
4º MOTIVO: SEU TRAJE DE SUPER-HEROÍNA- Pra alguns, um grande problema é o fato de seu traje ser inapropriado para o cinema (por ser muito colorido e sensual), e ao mesmo tempo ser tão icônico - ao ponto de que se fosse alterado drasticamente, causaria grande desaprovação por parte do público. Isso porque esse mesmo traje foi reproduzido não só nos quadrinhos por várias décadas, mas também em diversos desenhos animados (e também na série live action dos anos 70). A DC Comics tentou levar adiante uma Mulher-Maravilha de calça em 2011, porém ela não foi bem recebida e logo voltou a usar a "calcinha estrelada" de sempre.
AGORA VAMOS A ALGUNS FATOS INTERESSANTES...
Super-heroínas também fazem sucesso no cinema: Apesar de nenhum dos filmes de super-heróinas das HQs ter feito sucesso, há diversos exemplos de filmes de heroínas que não são dos quadrinhos que levantaram grandes bilheterias. É o caso das franquias Resident Evil e Anjos da Noite, que após anos e várias sequências, ainda não terminaram. Tem também os filmes de Tomb Raider e as Panteras, ambos protagonizados por heroínas e fizeram enorme sucesso, principalmente entre o público masculino.
Xena era praticamente a Mulher-Maravilha e foi um sucesso: As aventuras de Xena são, em vários aspectos, semelhantes as da Mulher-Maravilha, onde inclusive as duas personagens são amazonas. Tanto uma quanto a outra enfrentam criaturas mitológicas como o Minotauro e deuses como Ares (que é o principal vilão das duas). Apesar do traje de Xena não ser tão sensual quanto o da Mulher-Maravilha, ela foi muito bem aceita entre o publico em geral.
O traje da Mulher-Maravilha pode funcionar muito bem: Muitas fãs de quadrinhos já conseguiram reproduzir o traje da Mulher-Maravilha muito bem (como na imagem da esquerda), desfilando com eles nas Comic Cons da vida; e a produtora de paródias (pornôs) xxx americana divulgou recentemente uma foto com uma de suas atrizes muito bem caracterizada como a personagem (imagem do meio); Em ambos os casos, os trajes tiveram aparência melhor que o da série cancelada da personagem de 2011 (imagem da direita). Agora imaginem o que a Warner poderia fazer...
CONCLUSÃO: Com certeza um filme da Mulher-Maravilha seria mesmo bem caro e eu até entendo o temor da Warner em lançar algo que pode não dar retorno, mas acho que se bem executado, o filme dela poderá ser um dos melhores já feitos no que se refere a adaptações de quadrinhos. Eles poderiam colocar uma atriz top pra fazer a rainha das amazonas - tipo a Angelina Jolie ou a Jennifer Lawrence e um ator de peso pra fazer o deus da guerra... E claro, o roteiro deveria ser impecável.
Imagino o filme da Mulher-Maravilha parecido com Imortais ou Fúria de Titãs, mas a Warner só vai animar de produzi-lo depois que a personagem já tiver sido introduzida anteriormente em algum outro filme, que pode ser Batman vs. Superman ou Liga da Justiça, e só depois levaria a sério o projeto solo da Mulher-Maravilha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário