quinta-feira, 12 de setembro de 2013

DC gera polêmica em concurso da Arlequina


A tiete do Coringa e vilã de Batman, Arlequina, irá novamente ter sua própria série de quadrinhos e mesmo antes dela ser lançada, uma polêmica surge em torno da personagem envolvendo um concurso criado pela DC Comics. Confira!

A DC Comics anunciou há algum tempo que a vilã Arlequina voltaria a ter seus próprios quadrinhos, escritos pelo casal Jimmy Palmiotti e Amanda Conner e fazendo parte das muitas revistas da linha do Batman. Para alavancar as vendas de sua primeira edição (Harley Quinn #0), foi divulgado que vários artistas iriam desenha-la, incluindo o criador da personagem, Bruce Timm, responsável também pela clássica série animada de Batman dos anos 90. Veja a prévia da capa abaixo:


Logo depois, a DC comunicou também que uma das páginas seria desenhada por um artista novo, que seria escolhido em um concurso. No final da edição, a própria personagem Arlequina (ou quase isso) escolheria quem ficaria com a série, podendo ser inclusive o novo artista vencedor do concurso.

Para participar do concurso, os desenhistas deveriam enviar a arte da pagina referida, seguindo o roteiro divulgado com quatro quadros, sendo que o último deveria mostrar a personagem nua dentro de uma banheira se preparando para um suicídio, jogando diversos aparelhos eletrônicos na água. E pronto, BOMBA! Além das feministas que criticaram a HQ por sua sexualização, a DC Comics foi considerada insensível por lançar tal concurso, justamente na véspera da Semana Nacional da Prevenção ao Suicido.


É óbvio que o quadrinho da Arlequina não é destinado ao publico infantil, então poderia muito bem ter um suicidiozinho. Alem do mais, trata-se apenas de uma simulação de suicídio, pois é claro que ela não vai chegar a morrer logo na primeira edição de sua HQ... Quanto a ela estar nua na banheira, muita gente toma banho assim e gente pelada em banheira é o que mais tem no cinema e na TV. Então...

Só questiono se o concurso foi lançado propositalmente na véspera da Semana Nacional da Prevenção do Suicídio, o que com certeza seria um tanto quanto bizarro, mas eu espero que não tenha sido o caso. Imagino que a ideia do suicídio tenha surgido pelo fato da Arlequina ser membro do Esquadrão Suicida, grupo composto por vilões/anti-heróis.

Veja algumas capas que resumem a trajetória da Arlequina:


Ramón F.

Nenhum comentário:

Postar um comentário